quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Hyundai Azera 2011

Hyundai Azera 2011

Mais bonito e mais forte, mas está perto de mudar

Não é novidade que o Hyundai Azera oferece uma relação custo-benefício atualmente imbatível. Ofereceria mesmo que seu valor de venda fosse o de tabela. E não é. No modelo 2010, que custava 90 000 reais, ele podia ser comprado com descontos de mais de 15 000 reais. No 2011, com motor mais forte (20 cv de ganho) e câmbio de seis marchas, ficou em posição ainda melhor. Mas cobra por isso.

O recém-chegado perdeu parte dos abatimentos. Apesar de custar os mesmos 90 000 reais (98 000 na versão topo de linha), o novo Azera é oferecido por 85 000 reais nas concessionárias para as quais ligamos. Com negociação, o valor pode cair para 80 000 reais. Custa mais do que o modelo 2010, mas menos do que a Toyota cobra por um Corolla Altis.

A mudança, leve, remoçou seu estilo. A grade dianteira tem uma aleta a menos. Vários elementos do carro ganharam curvas, como as lanternas traseiras, a dianteira, que agora tem uma espécie de “dente” em que a placa vai instalada, e as saias laterais, vincadas. Os faróis, por outro lado, ficaram mais retos e com linhas mais definidas, algo que a fileira de leds ajuda a destacar. Pode-se dizer que o sedã coreano deixou o terno no armário e saiu com um traje esporte.

No interior, tudo igual, com o que isso tem de bom e de nem tanto. Ainda há duas memórias para o banco com comandos elétricos do motorista, mas elas também incluem os ajustes elétricos de retrovisor e direção. Do lado negativo, permanece o vão entre a porta e o painel. Maior nas extremidades que no centro, ele remete a carros com menos cuidado no acabamento. Assim como o feérico contraste entre a iluminação azul dos comandos e as luzes alaranjadas que mostram a motorista e passageiro da frente onde colocar os pés quando o carro é aberto.

O novo câmbio automático traz, além de uma marcha a mais, melhor rendimento. Aliado à potência mais alta, ele deu ao sedã coreano mais desenvoltura (veja quadro). Agora ele acelera e retoma velocidade em menos tempo. Também está mais econômico, especialmente nas estradas: gasta 11,3% menos nelas. Conviver com essa geração do Azera está longe de ser sacrifício, mas, se você gosta de novidades, saiba que a próxima geração do sedã chega em 2011.

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